23/03/2015

Resenha #13 - Sushi - Marian Keyes

Essa semana vou contar sobre a minha experiência literária com a adorável Marian Keyes e seu livro magnífico “Sushi”. Sushi conta a vida de três mulheres bastante distintas: a editora ambiciosa e durona Lisa Edwards, sua assistente sonhadora, solitária e ansiosa Ashling Kennedy e a dona de casa, mamãe e rica Clodagh. Essas três mulheres têm problemas diferentes, Lisa foi transferida para Dublin ou invés de Nova York onde sempre achou que fosse seu lugar e faz questão de odiar as pessoas e a cidade nova onde agora vai ter que trabalhar. Ashling aposta todas as suas fichas em um cara que conheceu num pub fazendo stand up comedy, o charmoso humorista Marcus Valentine. E Clodagh tem tudo o que (quase) todas as outras mulheres no universo desejam um marido lindo, carinhoso e que a ama, filhos saudáveis (umas pestes) e uma casa no melhor bairro da cidade, e mesmo assim não se sente feliz e realizada.
“__Qual vai ser o nome?
__ Pensamos em Colleen. Jovem, batalhadora, descolada, sexy, é assim que a imaginamos. Principalmente sexy, Lisa. Mas não intelectual demais. Pode ir tratando de esquecer as matérias deprimentes do tipo circuncisão feminina ou a falta de liberdade das mulheres no Afeganistão. Essa não é a nossa leitora – alvo.
__ Você quer uma revista burra?
__ Agora você disse tudo! – Calvin ficou radiante.”

Pois bem galera, tenho que dizer que odiei por muito tempo a Lisa no começo do livro, mas torci pelo seu final feliz quando conheci inteiramente a personagem. A Clodagh, eu achei a mais chatinha e muitas vezes injusta e desonesta, principalmente por ter TUDO e sempre estar reclamando de algo, meu sentimento em relação a ela foi o contrário do da Lisa, no começo do livro tentei entender e até gostava dela, mas no final estava torcendo para ela ter o que merecia de verdade (e não é nada bom!). A Ashling é a minha preferida e se tem alguma protagonista no livro, com certeza é ela. Ela é engraçada, querida, bondosa além, claro, de ter seus problemas com a ansiedade e a insegurança, coisas que toda mulher sente às vezes. Essa personagem sim mereceu o final lindo que teve, eu amei, diferente das outras personagens, eu torci por ela durante todo o livro.
“Sobre uma pequena mesa, ele dispusera os pauzinhos, o molho de soja, o gengibre e os demais apetrechos e ingredientes, e então, com um capricho exasperante, pôs-se a preparar os rolinhos de arroz para Ashling.
__ Não é nada exótico demais – Assegurou ele. – É sushi para...
____... iniciantes, já sei – E ela se sentiu profundamente comovida, de uma maneira que teria sido impossível seis meses antes quando sua alma estava com defeito.”
Tenho que abrir um parêntese e contar para vocês que o livro se passa tanto no apartamento das personagens quanto no seu ambiente de trabalho o que acaba sendo muito legal, pois elas contracenam juntas e a obra mostra a visão de cada uma das protagonistas em cada situação (com exceção de Clodagh que não trabalha). Outros personagens que merecem destaque é o mendigo Boo que a Ashling vive ajudando e que recebe um final inesperado, Jack Devine que eu já li várias análises desfavoráveis, mas acho o personagem bastante envolvente além de que eu o imaginava lindo e maravilhoso e Marcus Valentine, mesmo não gostando dele, não posso negar que ele é importante para a trama.

Gente eu não quero contar muito para não estragar as surpresas que esse livro traz, eu já li algumas críticas negativas quanto a essa obra e até mesmo sobre a autora, porém sou sincera a dizer que esse é (até agora) meu livro favorito dela. A meu ver a Marian é talentosa e consegue trazer nos livros o divertimento e a leveza que de vez enquanto procuramos entre as páginas com uma pitada da realidade feminina aonde com certeza você vai se identificar em algum momento.

Deixo aqui então essa dica de livro e também super indico essa obra. É isso ai e vocês já leram? Gostaram? Deixem o seu comentário sobre essas e as outras obras da Marian.

Beijo grande,



Sushi no Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©